Um presente de Asgard: A origem procariótica da imunidade em eucariotos, seminário no IOUSP em 15/12/23

Convidamos todos a assistirem o seminário intitulado "Um presente de Asgard: A origem procariótica da imunidade em eucariotos" a ser ministrado pelo Dr. Pedro Leão da The University of Texas, Austin.

Seminário IO USP 15 dez 2023 Pedro Leao by Amanda

Resumo da palestra:
Todos os organismos vivos têm de enfrentar uma batalha diária contra infecções virais. Os humanos desenvolveram um sistema imunológico complexo que faz um excelente trabalho evitando que adoeçamos. Uma questão persistente na biologia tem sido: 'De onde vem este mecanismo de defesa?' Com a expansão dos estudos que revelam como as células bacterianas se defendem contra infecções virais, começamos a arranhar a superfície e a encontrar pistas que apontam para uma origem bacteriana de alguns mecanismos do sistema imune eucariótico. Nesta palestra, destacarei o papel de outro ator neste mistério. Concentrando-me no grupo procariótico mais próximo dos eucariotos - Asgard Archaea - apresentarei a diversidade de sistemas de defesa em archaea e as relações evolutivas, estruturais e funcionais de alguns deles com proteínas bem conhecidas do sistema imunológico eucariótico.

Biografia do palestrante:
Pedro Leão recebeu toda a sua formação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, sob a supervisão do professor Ulysses Lins. Formado em Microbiologia e Imunologia, o Dr. Leão aplicou técnicas independentes de cultura para caracterizar organismos magnetotáxicos até ingressar no Laboratório de Ecologia Microbiana Marinha Baker na UT Austin. Lá, ele começou a caracterizar a diversidade de vírus que infectam Asgard archaea. Em fevereiro, Pedro iniciará seu próprio grupo de pesquisa como professor assistente na Universidade Radboud, na Holanda. O seu grupo irá concentrar-se na compreensão do impacto dos vírus na ecologia e na evolução, dando continuidade a pesquisas com muitos dos dados apresentados nesta palestra.

Profa.Dra. Amanda G. Bendia
Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP