Inteligência artificial à brasileira por Prof. Marcelo Finger - Café com Ciência do IOUSP

O Espaço Café com Ciência do IOUSP convida a todo(a)s para assistirem a palestra de 23/11/2023 às 15h, do Prof. Dr. Marcelo Finger (IME/USP), intitulada Inteligência artificial à brasileira, somente presencial no Anfiteatro do IOUSP.

MarceloFinger2023Nesta palestra abordamos o espanto e confusão que toda a comunicação recente sobre inteligência artificial tem causado.  Buscamos clarificar alguns conceitos, em especial aclarar que desenvolvimento a inteligência artificial não estão restritos apenas às grandes empresas de tecnologia e podem ser realizados localmente.  Discorremos sobre pré-requisitos e metodologia para aplicar inteligência artificial em conjuntos de dados disponíveis, e detalhamos alguns projetos que estão em andamento no momento.

O Prof. Dr. Marcelo Finger atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, Pesquisador Principal do USP-Fapesp-IBM Centro de Inteligência Artificial (C4AI), onde coordena o grupo NLP2 de processamento de linguagem natural em português. É editor das revistas: South American Journal of Logic, São Paulo Journal of Mathematical Sciences e editor convidado da Theoretical Computer Science e da Anals of Mathematics in Artificial Intelligence. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógica, Raciocínio Lógico-Probabilístico, Linguística Computacional, e tem atuado como pesquisador principal nos seguintes temas: logica, inteligência artificial, Humanidades Digitais e linguística computacional.

Contamos com a presença de todo(a)s.

Espaço Café com Ciência do IOUSP

Silvia Helena de Mello e Sousa