Palestras (DOF) no IOUSP: Sea level in the past: a key to understand the future by Alessio Rovere

Evento: Palestras (DOF) no IOUSP

Sea level in the past: a key to understand the future

Alessio Rovere (Università degli Studi di Venezia)

20 de outubro de 2023 às 14:30h no IOUSP

Alessio Rovere (Università degli Studi di Venezia)

Giovanni Scicchitano (Università degli Studi di Bari)

Sea level in the past

Alessio Rovere (Università degli Studi di Venezia) é um geocientista que trabalha com alterações passadas no nível do mar e com os efeitos das atuais alterações climáticas nos ambientes costeiros. O foco da pesquisa é compreender as mudanças no nível do mar no passado através da medição de indicadores anteriores do nível do mar e da comparação com modelos terrestres para desvendar a magnitude dos processos eustáticos, isostáticos e tectônicos. Tem um interesse paralelo em ambientes costeiros modernos, onde investiga a erosão costeira, eventos extremos de ondas, interações entre processos ecológicos e geológicos e trajetórias de litorais e ambientes próximos à costa e sobre os efeitos nas mudanças climáticas e níveis do mar.

Project: WARMCOASTS

European Research Council Starting Grant 2018.

Sea level and extreme waves in the Last Interglacial

O Último Interglacial (125.000 anos atrás) foi o último período da história da Terra em que o clima era ligeiramente mais quente do que o pré-industrial. Como resultado das temperaturas atmosféricas globais e polares mais altas e das temperaturas da superfície do mar polar ligeiramente mais altas, os mantos de gelo LIG eram menores e o nível médio global do mar era mais alto do que hoje. O LIG representa um processo análogo para o aquecimento futuro: o nível do mar e a dinâmica dos mantos de gelo durante este período são frequentemente considerados como indicadores da sensibilidade dos mantos de gelo ao derretimento futuro.

Alessio is a geoscientist working on past sea-level changes and on the effects of current climate change on coastal environments. The focus of my research is understanding sea-level changes in the past through the measurement of past sea-level indicators and comparison with earth models to unravel the magnitude of eustatic, isostatic, and tectonic processes. I have a parallel interest in modern coastal environments, where I investigate coastal erosion, extreme wave events, interactions between ecological and geological processes, and trajectories of coastlines and nearshore environments under changing climates and sea levels.

Prof. Dr. Luigi Jovane

Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo