De correntes oceânicas a organismos marinhos, curso gratuito da USP apresenta as ciências do mar

Fonte: Jornal da USP

Promovido pelo Instituto de Oceanografia da USP e aberto ao público, curso vai abordar correntes oceânicas, poluição do mar, entre outros temas; inscrições são gratuitas e vão de 11 a 20 de setembro

Composição química da água do mar e a vida nas profundezas dos oceanos fazem parte das aulas – Foto: Freepik/LuqueStock

.
Oferecido semestralmente, desde 1993, pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP, o curso de difusão Noções de Oceanografia é gratuito e acontecerá de 24 de setembro a 19 de novembro, sempre aos domingos, em dois horários, das 9h30 às 11h e das 11h10 às 12h40. O objetivo principal é a divulgação da Oceanografia, de seus estudos e das técnicas utilizadas, apresentando aos participantes as atividades do oceanógrafo. Serão abordados aspectos referentes a: correntes oceânicas, poluição no mar, características do fundo marinho, coleta de dados oceanográficos, entre outros.

As inscrições devem ser feitas on-line de 11 a 20 de setembro pelo sistema Apolo (o link de inscrição estará ativo a partir do dia 11 de setembro). Após realizar o cadastro no sistema Apolo, não  é necessário enviar qualquer documento, basta aguardar o resultado por e-mail pois as vagas serão preenchidas por sorteio. O critério de aprovação é ter frequência mínima de 75%.

O curso inclui aulas ministradas por docentes do instituto, visitas monitoradas ao museu e atividades práticas, e está dividido em módulos: Oceanografia Física, Química, Geológica, Biológica e Técnicas de Amostragem. Essa sequência de assuntos assemelha-se à organização dos cursos de graduação, pós-graduação e especialização oferecidos no IO. Segundo o coordenador e professor Joseph Harari, o curso Noções sobre Oceanografia tem atraído a atenção de muitos alunos que num futuro próximo irão prestar vestibular, fazendo com que eventualmente se interessem pela área.

Caso haja número de interessados suficiente, haverá excursão didática, no período de 24 a 26 de novembro. Trata-se de caráter opcional, sendo que o certificado de participação será expedido pela equipe do Museu Oceanográfico. Há custos de transporte, hospedagem e alimentação, que serão rateados entre os participantes, e o pagamento deverá ser feito previamente ao início da atividade. Informações sobre a excursão podem ser obtidas exclusivamente através do e-mail .

E-book apresenta conteúdo do curso sobre noções de oceanografia – Foto: Divulgação/IO-USP

Um livro sobre o curso

Organizado pelo professor Harari, o e-book Noções de Oceanografia foi concebido a partir do curso de difusão cultural Noções de Oceanografia, ministrado desde 1993 por docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e técnicos especializados do IO. A elaboração da obra reuniu 72 autores e dez editores associados, e resultou em mais de 900 páginas e 800 figuras, divididas nos temas: Histórico da Oceanografia, Oceanografia Geológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Biológica, Oceanografia na Prática e o Profissional Oceanógrafo.

Os leitores encontrarão textos e ilustrações sobre o início e o desenvolvimento da ciência oceanográfica, a composição do interior da Terra, o relevo oceânico, sedimentos no assoalho marinho, geofísica marinha, a dinâmica de fluidos e a circulação marinha, ondas e marés, características físicas do Oceano Austral, a composição da água do mar, a poluição orgânica e por metais, a bioluminescência marinha, a vida no mar, seus habitantes e ecossistemas, entre outros.

Por ser uma publicação eletrônica, o livro conta com links que remetem diretamente aos capítulos e subcapítulos, podendo o leitor acessar diretamente o conteúdo de interesse.

Para acessar gratuitamente o e-book Noções de Oceanografia clique aqui.

Para fazer a inscrição no curso acesse este link a partir do dia 11 de setembro.