Evento convida o público a conhecer o oceano e discutir o futuro de suas águas

Fonte: Jornal da USP

Com parceria da USP na organização, “SP Ocean Week” promove série de atividades gratuitas com especialistas e instituições, entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Memorial da América Latina; escolas podem se inscrever até o dia 18 de agosto

Documentários brasileiros exibem a vida do oceano para o público – Foto: Divulgação/SP Ocean Week 2023


Discutir a importância do oceano para a humanidade e engajar a população na defesa ativa por águas limpas, seguras, produtivas e sustentáveis são os principais objetivos da SP Ocean Week. A Semana é aberta à participação do público e traz em sua programação especialistas, instituições de pesquisa e outros atores da conservação marinha para divulgar a cultura oceânica. Escolas também estão convidadas a inscrever suas turmas. A edição deste ano acontece de 30 de agosto a 3 de setembro, no Memorial da América Latina, com entrada gratuita. Algumas atividades terão transmissão on-line. 

O evento é realizado pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada ao Instituto Oceanográfico (IO) e ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com a revista Scientific American Brasil. “Pretendemos inundar a cabeça, o coração e a alma das pessoas com a necessidade de trabalharmos conjuntamente para construirmos o oceano que queremos”, conta Alexander Turra, professor do IO e coordenador da Cátedra.

As atividades da Semana incluem seminários, painéis, exposições, espetáculos artísticos, mostra de cinema, gastronomia sustentável, workshops de organizações não governamentais (ONGs) e encontros com grandes personalidades da área. 

As escolas do ensino básico que quiserem levar suas turmas têm até o dia 18 de agosto para se inscreverem neste formulário. As vagas são limitadas, com capacidade para receber até 5 mil estudantes. A equipe do evento entrará em contato confirmando a visita. Em caso de dúvida, os responsáveis podem mandar um e-mail para o endereço  com o assunto “Dúvida escola – SP Ocean Week 2023”.

Programação 

A SP Ocean Week acompanha a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, instituída entre os anos de 2021 a 2030 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também conhecido como Década dos Oceanos, o projeto tem o objetivo de mobilizar os atores públicos e privados das nações ao redor do mundo para resgatar a saúde dos oceanos para as futuras gerações.

Confira as seções temáticas da programação completa a seguir. Todas as atividades ocorrerão nos espaços do Memorial da América Latina: 

Abertura
abertura será um talkshow em homenagem à Iemanjá, orixá do oceano, acompanhado de entrevistas e apresentações musicais, incluindo o Coralusp, no dia 30/08, das 19h30 às 21h30, no Auditório Simón Bolívar. Também haverá transmissão ao vivo pelo //www.youtube.com/@catedraunescoparasustentab7048" target="_blank" rel="noopener">canal da Cátedra no YouTube e exibição posterior na TV Cultura.

Abertura da SP Ocean Week 2023 terá como tema Iemanjá, orixá do oceano – Foto: Divulgação/SP Ocean Week 2023

.
Ideias azuis
Série de palestras sobre os caminhos para atingir as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, Vida na Água, da ONU. Em vários horários entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro,  na Sala dos Espelhos. Alexander Turra, professor do IO e coordenador da Cátedra, participará da palestra sobre Como conter o lixo no mar no dia 1º de setembro, às 11h30.

Cinema comentado
Exibição de documentários brasileiros sobre o oceano com comentários de especialistas. As sessões têm duração de uma hora e vão das 10h às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 30/08 e 01/09, no Auditório do Anexo dos Congressistas.

Exposição Barcos do Brasil
Exposição de uma amostra da Coleção Barcos do Brasil e do Mundo do Museu Nacional do Mar, que possui um acervo tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A coleção é composta de maquetes que reproduzem na mesma escala a diversidade de barcos de construção artesanal do Brasil, principalmente, e do exterior. A exposição estará instalada na Galeria Multiuso, a partir de 30 de agosto, com duração de dois meses e visitação aberta das 10h às 18h.

Coleção de maquetes traz barcos artesanais brasileiros e estrangeiros – Foto: Divulgação/SP Ocean Week 2023

.
Gente do Mar
Série de painéis com profissionais e atletas que vivem o mar nas áreas do mergulho, náutica, remo, vela e surf e buscam sua preservação e sustentabilidade. As conversas acontecerão em vários horários entre os dias 2 e 3 de setembro, com duração de uma hora, no formato de videocast, presencialmente na Sala dos Espelhos e com transmissão no //www.youtube.com/@catedraunescoparasustentab7048" target="_blank" rel="noopener">canal da Cátedra no YouTube.  

Erika Ternex e Wilhelm Schurmann, tripulantes do projeto Voz dos Oceanos, falarão no painel Vela: Wilhelm Schurmann e Erika Ternex, as novas vozes dos oceanos no dia 3 de setembro, às 15h30. O projeto Voz dos Oceanos tem várias parcerias com o IO, como em pesquisas sobre a presença de microplásticos em frutos do mar.

Cais do Porto
As 24 instituições, entidades e ONGs ligadas às causas marinhas estarão reunidas para mostrar sua atuação por meio de atividades interativas, palestras, workshops e exposições. A programação foi pensada para o público explorar a cultura oceânica e atrai em especial os estudantes do ensino básico. O espaço estará aberto durante todos os dias do evento, de 30 de agosto a 3 de setembro, das 10h às 18h, no foyer do Auditório Simón Bolívar. 

Estarão presentes organizações como o Greenpeace Brasil, o Projeto Baleia Jubarte e a Sea Shepherd, além de dois laboratórios do IO: o Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK) e o Laboratório de Diversidade, Ecologia e Evolução de Peixes (Deep Lab).

Barraca do Peixe
Conjunto de seis atividades interativas e lúdicas que informam sobre a sustentabilidade das pescarias e as características das espécies marinhas, em especial dos tubarões e raias, para promover o consumo consciente de pescado entre os participantes. O projeto é conduzido pelo Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos (Ecorrep) do IO e será realizado durante todos os dias do evento, de 30 de agosto a 3 de setembro, das 10h às 18h no foyer do Auditório Simón Bolívar. 

Um dos objetivos da SP Ocean Week é fazer o público conhecer o processo de pescaria do pescado que consumimos – Foto: Divulgação/SP Ocean Week 2023


SP Ocean Week 2023
Período: 30 de agosto a 3 de setembro
Local: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda
Entrada: gratuita, sem necessidade de inscrição prévia para o público em geral, exceto para escolas

Em caso de dúvida, entre em contato com a organização do evento pelo e-mail  ou pelo telefone (11) 3871-2997. Acompanhe mais detalhes da programação também pelo Instagram (@spoceanweek).

.

*Sob a supervisão de Claudia Costa

Compartilhe