Evento sobre mudanças climáticas e conservação marinha, em Copacabana, terá transmissão ao vivo

Fonte: O Globo

Aberto ao público, debate promovido pela Columbia Global Centers Rio, da Universidade de Columbia, será no Forte de Copacabana

Vista da orla do Rio, de Copacabana ao Leblon: Forte de Copacabana vai receber debates sobre mudanças climáticas

Vista da orla do Rio, de Copacabana ao Leblon: Forte de Copacabana vai receber debates sobre mudanças climáticas Divulgação/ ComSoc - MHEx/FC

Nesta quarta-feira (26), das 10h às 13h30, o Museu Histórico do Exército, no Forte de Copacabana, vai receber o evento "Oceano e clima – A conservação marinha no combate às mudanças climáticas no Brasil", promovido pelo Climate Hub, centro de estudos do clima do Columbia Global Centers Rio, da Universidade de Columbia, sediada em Nova York. O evento é aberto ao público, e os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal do Projeto Ilhas do Rio, no YouTube. Quem quiser assistir à programação presencialmente poderá se credenciar na hora.

Realizado em parceria com a prefeitura, por meio do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro (Smac), e pelo Projeto Ilhas do Rio, o evento vai debater sobre a conservação marinha no contexto das mudanças climáticas, além de discutir e propor medidas concretas para o Brasil.

—Não preservamos o que não conhecemos. O debate climático também precisa olhar para a relevância dos oceanos na regulação da temperatura e no impacto dos efeitos da crise climática na vida marinha. Por isso, para o Climate Hub é fundamental debater esse tema — afirma Camila Pontual, gerente de projetos do Climate Hub Rio.

Os visitantes também poderão visitar a exposição ““A esperança nas águas e ilhas do Rio", organizada pelo Projeto Ilhas do Rio, que será inaugurada no mesmo dia no salão principal do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, que mostra a beleza no entorno das Ilhas Cagarras.

Programação

10h30 às 11hh20: Debate "A interconectividade do oceano", com mediação de Jemilli Viaggi (Rede Oceano Limpo - RJ, Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano). Palestrantes: Leticia Cotrim (Uerj, Rede Clima, Priscila Lange (UFRJ) e Camila Pontual (Climate Hub Rio, Columbia Global Centers).

11h20 às 12h10: Debate "O oceano que queremos – Uma mudança do desejo para a ação", com mediação de Sergio Besserman (Climate Reality Project Brasil). Palestrantes: Anna Carolina Lobo (WWF-Brasil), Alexandre Turra (Instituto Oceanográfico - USP; Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano) e Ana Paula Prates (Departamento de Oceano e Gestão Costeira/SMC/MMA).

12h30 às 13h10: Pronunciamento dos convidados: Sylvia Earle (fundadora da Aliança Internacional Mission Blue) e Hélio Wanderley, subsecretário municipal de Biodiversidade (Secretaria municipal de Meio Ambiente e Clima).

Compartilhe