Sanepar recolhe 10 toneladas de resíduos por dia nas praias do Litoral

Fonte: AEN

Coleta é feita diariamente por uma equipe da Sanepar, que alerta para importância da preservação ambiental dos oceanos. São garrafas de vidro, latas de cerveja e de refrigerante, canudos, papeis, isopor, restos de comida, cascas de frutas, bitucas de cigarros e plástico.

jaja8435 copy

Banhistas jogam cerca de 10 toneladas de lixo por dia nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Desde o dia 17 de dezembro, foram recolhidas 141 toneladas de resíduos. No primeiro dia do ano, o volume acumulado bateu recorde: 14 toneladas. A limpeza tem sido feita diariamente em 48,6 quilômetros da orla por equipe contratada pela Sanepar. São 140 trabalhadores que varrem a areia, recolhem e separam resíduos sólidos.

São garrafas de vidro, latas de cerveja e de refrigerante, canudos, papeis, isopor, restos de comida, cascas de frutas, bitucas de cigarros e plástico. Muito plástico. Metade é lixo reciclado, destinado às associações de coletores dos municípios. O material orgânico é transportado pelas prefeituras até os aterros municipais.

Há 12 anos a Sanepar limpa diariamente as praias do Litoral durante a temporada de verão. Junto com a limpeza, os banhistas recebem sacolinhas plásticas para colocar seu lixo. Uma equipe também explica sobre a importância do descarte correto, evitando danos ambientais aos oceanos e ao planeta.

Para fazer a sua parte, basta recolher todo o lixo gerado pela família durante o passeio. Separe uma sacolinha para essa função antes de ir à praia. Se ela for de material biodegradável, melhor ainda, porque o impacto ambiental será menor. Quando sair da praia, se as lixeiras estiverem muito cheias, não jogue seu saquinho por cima de tudo. Leve para casa ou procure um local adequado.

Compartilhe