Lançamento dos livros "Gestão de Praias" e "Challenges in Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists”

Este evento faz parte da programação "Dia da Amazônia Azul".

submission 920 1247 coverImage pt BR t

Em 2022, a Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano publica dois livros editados pelo IEA-USP.

Produzidos por grupos de pesquisadores distintos, ambos têm como objetivo apresentar subsídios para a criação de políticas públicas e privadas para a gestão de praias e conservação do oceano.

A primeira obra, "Gestão de praias: do conceito à prática", corresponde ao primeiro esforço de congregação de informações sobre gestão e governança de praias no Brasil, e é o resultado de mais de uma década de trabalho coletivo. Reúne textos que detalham alguns dos principais conceitos, perspectivas e práticas sobre o tema, por meio do olhar de pesquisadores e pesquisadoras dedicados em entender a estrutura e funcionamento desses ambientes tão complexos e ao mesmo tão importantes para o entorno marinho e para a sociedade.

A motivação principal radica na necessidade de qualificar os processos e os procedimentos de gestão e governança de praias em curso no país, bem como em semear uma série de ações vindouras.

Já o livro "Challenges in the Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists" é um dos resultados da São Paulo School of Advanced Science on Ocean Interdisciplinary Research and Governance (SPSAS Ocean), uma escola interdisciplinar sobre governança e pesquisa relacionadas ao oceano, que aconteceu de 13 a 25 de agosto de 2018 na USP.

O livro traz ensaios produzidos por alguns dos participantes da SPAS em uma variedade de temas que são relevantes para a transformação dos sistemas socioecológicos e da relação entre oceano e sociedade. É organizado em três partes.

A primeira, apresenta o momento em que se deu a SPSAS Ocean e o estudo de caso do cenário costeiro.

A segunda, é constituída por uma coleção de textos sobre ciência para sustentabilidade, que fomenta uma relação integrativa e promove uma ciência integrada, interdisciplinar e transformativa visando à sustentabilidade do oceano.

A terceira, traz ferramentas específicas e abordagens para cuidar do oceano, incluindo questões relacionadas aos pescadores, políticas públicas, governança e poluentes, por exemplo.

Baixe o Ebook aqui

As obras são de acesso livre e estarão disponíveis no site do IEA e no Portal de Livros Abertos da USP

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA-USP), Marie-Anne van Sluys (Fapesp) e Alexander Turra (IO-USP/Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano)

Exposição:

Alexander Turra (IO-USP/Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano)

Briana Bombana (UAB)

Bruno Meirelles de Oliveira (IIASA)

Juan Carlos Farias Pardo (UiA/NIVA)

Marcus Polette (Univali)

Encerramento:

(aguardando nome)