WhatsApp Image 2021 08 17 at 15.53.12

O Café com Ciência do IOUSP tem o prazer de convidá-los para a palestra de 19/8 às 16h sobre "Investigação de atividades enzimáticas de fungos para o aprimoramento na produção de biocombustível" com a Dra. Vivian Martinho. A transmissão será pelo seguinte link

YouTube, Canal do Café com Ciência IOUSP:  https://youtu.be/9jthXtJ_Z2M

Fungos possuem habilidade em produzir uma vasta gama de compostos bioativos, incluindo enzimas com múltiplas aplicações biotecnológicas. Nesse contexto, destaca-se as ligninases, as quais poderiam ser exploradas ricamente quanto à aplicação em indústrias que utilizam biomassa vegetal como matéria-prima, como a produção de biocombustíveis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas. Desta forma, esse estudo foi concebido na bioprospecção por isolados fúngicos provenientes de coletas do manguezal, cerrado e caatinga com potencial atividade ligninolítica, pensando-se na busca de uma produção otimizada e sustentável de etanol de segunda geração, fazendo uso de tecnologias viáveis e reaproveitamento de biomassa vegetal. Assim, os isolados de fungos foram analisados quantitativamente em relação às atividades de Lignina Peroxidases (LiP), Manganês Peroxidases (MnP) e Lacases (Lac), por meio de técnicas espectrofotométricas. As atividades de LiP se destacaram em relação às demais enzimas, sendo que os isolados que apresentaram tais resultados foram selecionados para a realização do Planejamento Fatorial 33 sobre três níveis diferentes dos fatores: pH, temperatura e concentração de cloreto de sódio (NaCl).

Vivian é formada em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural pela Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), Mestrado e Doutorado em Ciências (Sustentabilidade) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Você pode interagir com os demais participantes pelo chat do YouTube. Bem como, pode participar fazendo perguntas e/ou respondendo enquetes ao vivo, no Slido (slido.com), acessando esta ferramenta através do link https://app.sli.do/event/ptqgz53r se estiver usando o app Sli.do, basta procurar por:  #P11_cafeiousp

Esperamos todos! Até breve!

Comissão Café com Ciência - IOUSP