Convite da solenidade virtual de lançamento do livro digital Noções de Oceanografia

convite2

A Diretoria do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, tem a honra de convidá-los para a cerimônia de lançamento do livro eletrônico Noções de Oceanografia, editado pelo Prof. Dr Joseph Harari, que acontecerá no dia 30 de agosto de 2021, às 18h30 pelo canal do IOUSP no YouTube. 

O livro eletrônico "Noções de Oceanografia" foi concebido a partir do Curso de Difusão Noções de Oceanografia, ministrado há 27 anos por docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e técnicos do Instituto Oceanográfico da USP, de forma voluntária, nas manhãs de domingo. Para nossa satisfação, o e-book que estamos lançando não se limitou ao conteúdo do curso. Outros pesquisadores e especialistas, não vinculados ao curso, também foram convidados a contribuir em suas áreas de expertise.

O empenho e dedicação dos 72 autores resultaram nesta obra bastante completa, abordando todas as áreas, conceitos e principais vertentes da oceanografia, com uma temática atual, linguagem acessível e em português. O  E-book ficará abrigado no site do IOUSP com acesso livre e gratuito aos interessados. Os seus 36 capítulos estão distribuídos em: Introdução, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Geológica, Oceanografia Biológica, Oceanografia Aplicada e Perfil do Oceanógrafo.

Acreditamos que essa publicação será de grande utilidade para os estudantes de graduação e pós-graduação em Oceanografia e ciências afins, mas também será acessível ao público em geral, contribuindo para a divulgação e disseminação da cultura oceânica e conscientização da importância dos oceanos para o planeta e para a humanidade. O lançamento deste livro neste ano de 2021 tem um caráter bastante significativo e emblemático, pois estamos no início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento, ou resumidamente, a "Década do Oceano".

Saudações Oceanográficas,

Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva

Diretora do IOUSP

Joseph Harari

Editor-Chefe do livro Noções de Oceanografia 

Compartilhe