O IO-USP e as pesquisas na Elevação de Rio Grande, no NPqHo Vital de Oliveira (12/3 a 5/4/2021)

pesquisadorasElevaçãoNaviomarinhaA Elevação de Rio Grande é uma das mais extensas elevações oceânicas do Atlântico Sul, e por mais que esforços têm sido feitos por diversas entidades brasileiras no sentido de se entender a complexa evolução geológica da região nos últimos anos (Benites et al., 2018, 2020; Jovane et al., 2019; Montserrat et al., 2019; Hassan et al., 2020), as informações disponíveis ainda são bastante escassas. Em especial, poucos são os registros de testemunhos sedimentares coletados na região, e a cobertura de dados geofísicos de alta resolução até hoje adquiridos cobrem uma porção muito restrita desta grande feição. 

Dessa forma, o cruzeiro de pesquisa, entre 12/3 a 5/4/2021, na Elevação de Rio Grande à bordo do Navio de Pesquisa Hidrográfica Vital de Oliveira da Marinha do Brasil focará na geologia e geofísica da região, com o intuito de:

  1. Ampliar e melhorar a base de dados geofísicos de magnetometria, gravimetria e sísmica por meio de levantamento geofísico de alta resolução;
  2. Ampliar a cobertura de dados de morfologia de fundo através da batimetria multifeixe e retroespalhamento acústico.

Prof. Dr. Luigi Jovane

Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

11/03/2021

Compartilhe