Curso de Atualização para Educadores - Lixos nos mares: do entendimento à solução

Foto: 36525019 © Federico Marsicano

O lixo é um dos maiores desafios da humanidade e, em especial, para o oceano, esse importante e sensível ambiente que sustenta a vida no planeta. Lixo no mar é um problema, mas também é um sintoma de uma sociedade insustentável. Solucionar esse problema requer uma reflexão crítica sobre a forma como a sociedade se organiza e lida com os recursos naturais e os seus resíduos. Combater o lixo no mar é, mais do que uma atitude em prol do oceano, um ponto de inflexão para resguardarmos a dignidade humana.

Nesse contexto surge o Programa “EnTenda o Lixo” (@entendaolixo), uma iniciativa do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo), Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, Instituto Socioambiental do Plástico - Plastivida e Instituto Costa Brasilis. Esse programa visa estimular uma reflexão, pelos mais variados meios educativos e considerando tanto a educação formal como a não-formal, sobre as origens, destinos e impactos do lixo no mar como subsídio para identificar formas de ação diante desse relevante problema socioambiental.

O curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” foi idealizado com vistas a subsidiar educadores de todos os níveis educacionais, formais (EI, EF-I, EF-II, EM, EJA) - públicos e privados - e não formais, a elaborarem atividades voltadas para uma reflexão crítica e ação. Pretende-se enriquecer o repertório dos educadores com conteúdos atuais sobre lixo no mar e sobre o oceano, buscando o desenvolvimento de práticas educativas, com base em uma abordagem holística, participativa, integrada e continuada da questão. O uso de correntes educativas emancipatórias e transformadoras na forma de abordagem do tema pretende criar um vínculo do educador com os seus alunos, a comunidade escolar e entorno da escola, possibilitando um ambiente de discussão continuada sobre o lixo nos mares.

Totalizando 40 horas de atividades à distância, o curso envolve um conjunto de estratégias pedagógicas: aulas expositivas, palestras, oficina participativa, fórum de discussão, aprendizado baseado em problema e avaliação entre pares, amparadas por um rico conjunto de recursos pedagógicos como vídeos e material bibliográfico diversificado.

A elaboração e oferecimento do curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução”, além dos idealizadores acima, conta com a parceria da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), sendo elencado o lixo no mar como um dos temas prioritários no X Plano Setorial para os Recursos do Mar.

Para maiores informações, acesse o link: Curso Lixo nos Mares 2021 (3 downloads)

O curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” será oferecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo:

Período do curso: 22 de março a 25 de junho de 2021.

Período de Inscrições: 08 a 12 de março de 2021.

Público-alvo: Educadores de todos os níveis educacionais, formais (EI, EF-I, EF-II, EM, EJA) - públicos e privados - e não formais.

No caso do número de inscritos exceder o número de vagas, a aprovação da inscrição deverá acontecer por meio de sorteio.
Data da realização do sorteio: 16 de março de 2021.

Inscrições on-line aqui.

Selecione: Instituto Oceanográfico

Caso necessite de mais informações, contate: