NOTA DE FALECIMENTO - MARTA VANNUCCI 1921-2021

Marta Vannucci em 2019 falece em 2021
Dra. Marta Vannucci em 2019
Com pesar a Direção do IOUSP comunica o falecimento da Dra. Marta Vannucci (10/5/1921-15/1/2021). A Prof. Dra. Marta Vannucci foi diretora do IOUSP na gestão 1964-1969 e primeira mulher cientista titular na Academia Brasileira de Ciências. Dentre tantas realizações teve papel fundamental na incorporação do IPO à USP como IOUSP e na aquisição do N/Oc. Prof. W. Besnard.
BIOGRAFIA

Slide3MARTA VANNUCCI, naturalizada brasileira, nasceu na cidade de Firenze (Florença), Itália, no dia 10 de maio de 1921 e faleceu em 15/1/2021. Bacharel e licenciada desde 1942 em História Natural pela antiga FFCL-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Defendeu em 1944 seu doutorado em Ciências sobre Hydroida Thecaphora do Brasil.

O Prof. Ernst Marcus, ilustre zoólogo alemão na USP a convidou para ser Assistente da cadeira de Zoologia da FFCL/USP de 1944 a 1950.

Convidada por Wladimir Besnard em 1949 para trabalhar na Seção da Fauna Marítima do Instituto Paulista de Oceanografia (IPO 1946-51). O comissionamento da FFCL/USP para o IPO foi formalizado em outubro de 1950.

Estruturou a Seção de Oceanografia Biológica, embrião do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da USP juntamente com João de Paiva Carvalho.

Examinou o material coletado pelo Prof. Besnard durante o cruzeiro, em colaboração com a Marinha Nacional, do “Baependi” e do “Vega” à Ilha da Trindade em 1950 e publicou entre 1950 e 1952, no Boletim do Instituto, três artigos apresentando os resultados científicos dessa expedição, chefiada na parte oceanográfica, pelo Prof. Wladimir Besnard. Essa expedição é considerada o Primeiro Cruzeiro Oceanográfico Brasileiro.

Em dezembro de 1966 foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências sendo a primeira mulher a ser escolhida para a assembleia geral do órgão.Slide4

Publicou inúmeros artigos e livros sobre zooplancton. Escreveu sobre manguezais, indologia e literatura.

Poliglota, fala, lê e escreve fluentemente italiano, francês, português, latim, inglês, espanhol e hindi. Além de conhecimentos de alemão e sânscrito.

Em 1964 participou da Expedição Internacional ao Oceano Índico, à bordo do N/Oc. Anton Bruun.

De 1964 a 1969 foi Diretora Geral do Instituto Oceanográfico da USP e representante do CNPq na International Association of Biological Oceanography. Foi durante a sua gestão que se conseguiu terminar a construção do N/Oc. W. Besnard em Bergen, Noruega.

Candidatou-se a um posto oferecido pela UNESCO em Cochin, Índia e se afastou do Instituto Oceanográfico a partir de 1970 com prejuízo do salário, aposentou do IOUSP em 1974.

Em 2004, foi entrevistada pela Comissão de Memória do IOUSP e editamos em poucos minutos sua entrevista de duas horas. Assista pelo Youtube.

Slide5