Regiões costeiras estão se tornando vulneráveis

Fonte: Jornal da USP

O novo relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) traz dados científicos sobre regiões polares, modificações nos sistemas marinhos, populações afetadas, eventos extremos, entre outros temas. Mary Gasalla, professora do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, comenta as relações entre clima e mares e como um pode afetar o outro.

Foi constatado que, durante o século 20, o mar subiu 15 centímetros. O ritmo de elevação duplicou, sendo de 0,36 cm por ano. A pesquisadora ressalta que as regiões costeiras estão se tornando vulneráveis e que merecem atenção e investimento. Ela também explica que os oceanos absorvem o gás carbônico proveniente de emissões humanas e calor, relacionado ao aquecimento global.

A pesquisadora ressalta a importância de realizar estudos de adaptações, ou seja, ver como as comunidades costeiras poderão lidar com as mudanças climáticas. Além disso, deve-se também investir em ciência para que seja possível desenvolver tecnologias e implementar novas formas de energia menos prejudiciais aos ecossistemas marinhos.

Ouça a matéria na íntegra no áudio acima.