Ouvidoria
Ouvidoria Geral de Serviços Públicos – Universidade de São Paulo
A Ouvidoria Geral de Serviços Públicos da Universidade de São Paulo foi criada pela Resolução N° 4827 de 29 de Março de 2001
Ao consultar Site da Ouvidoria da USP pode-se ter conhecimento de atribuições da Ouvidoria:
- Acolher sua manifestação de agrado ou desagrado com serviços prestados e/ou dificuldades e preocupações com serviços da Universidade de São Paulo;
- Encaminhar manifestação aos órgãos/setores responsáveis e solicitar resposta que forneça esclarecimento ou correção de ações;
- Mediar conflitos que envolvam membros da comunidade;
- Buscar soluções que sejam mutuamente satisfatórias;
- Promover e facilitar o diálogo entre a sociedade e a Universidade;
- Solicitar alteração de procedimentos de serviços prestados;
- Acolher denúncia de ilícitos, improbidade e abuso.
Complementando, é importante salientar quais aspectos que não são atribuições das Ouvidorias:
- Substituir ou anular decisões de órgãos da Instituição;
- Atuar como auxílio legal;
- Agir como instância decisória ou impor pontos de vista.
Todas as manifestações, sem restrição, devem ser registradas em formulário disponível no próprio site da Ouvidoria Geral da USP conforme o link a seguir: Formulário da Ouvidoria USP
Na sequência, o formulário é encaminhado para a Ouvidoria selecionada, no caso, a do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). A Ouvidoria Geral é assessorada por colaboradores em cada uma das unidades.
Importante destacar que a Ouvidoria Geral da USP solicita que a mesma mensagem não seja enviada aos diversos canais. A ouvidoria selecionada conduzirá a manifestação ao conhecimento do órgão/instância pertinente. Uma das razões é preservar, quando solicitado, o sigilo do assunto cadastrado.
Ouvidoria do Instituto Oceanográfico – Universidade de São Paulo (IO-USP)
Na qualidade de Colaboradores da Ouvidoria Geral de Serviços Públicos da USP, no âmbito do Instituto Oceanográfico, conforme Portarias anexas, nos colocamos a inteira disposição para atender as diversas demandas encaminhadas, via formulário preenchido no site da Ouvidoria Geral da USP, ao IO-USP:
- Colaborar com a Ouvidoria Geral de Serviços Públicos da USP, na promoção da qualidade de serviços administrativos, acadêmicos e afins do IO-USP;
- Colaborar com a Ouvidoria Geral de Serviços Públicos da USP, para avaliar a procedência de reclamações, denúncias e sugestões de natureza administrativa, acadêmica e afins , recebidas através de formulário, via Ouvidoria Geral, encaminhando-as às autoridades competentes, no âmbito do IO-USP.
Cordialmente,
Sueli Susana de Godoi e Jorge Augusto Paul Gruda
-------------------------------------------------------------------------------
Portarias: