Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Tema: Popularização da Ciência
Inscrições: Até dia 23 de fevereiro de 2015
Premiação: US$ 20.000,00  + Troféus + Placas
Público-alvo: Estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros associados ao MERCOSUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela)
Categorias: Iniciação científica (individual e equipe); Estudante universitário (individual); Jovem investigador (individual); Integração (equipe)
Webpage: http://www.premiomercosul.cnpq.br/

Instituído em 1998 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) com a denominação Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores e a partir da edição de 2004 o prêmio passou a ser denominado Prêmio Mercosul para Ciência e Tecnologia , com os objetivos de:

• Reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL.
  • Incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no MERCOSUL.
  • Contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados ao MERCOSUL, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no MERCOSUL.

Até o ano de 2000, o prêmio foi destinado somente para Jovens Pesquisadores com o lançamento de duas Chamadas: em 1998 com o tema Alimentos e em 2000 com o tema Meio Ambiente - Tecnologias Limpas. Para estas duas Chamadas, o modelo utilizado pela RECyT foi a concessão de uma premiação por país, com base em temas, prazos, regulamentos e critérios únicos com o objetivo de dar maiores oportunidades a pesquisadores de todos os países. Foi permitida a participação dos países associados.

A partir da Chamada de 2004 , o Prêmio passa a contar com a parceria da UNESCO e ser chamado de Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia contemplando duas categorias: Jovens Pesquisadores, até 35 anos de idade, e Integração, para uma equipe de pesquisadores sem limite de idade, envolvendo pelo menos dois países membros. Esta Chamada contemplou o tema Energia e foi patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.

A Chamada de 2006 abordou o tema Tecnologias para Inclusão Social, contou com a parceria da UNESCO e do Movimento Brasil Competitivo – MBC, e foi patrocinada pela Petrobrás e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. Esta edição do Prêmio contemplou a categoria Iniciação Científica, destinada a alunos do Ensino Médio, além das categorias Jovens Pesquisadores e InteGração.

A Chamada de 2008 , com o tema Biocombustivel, manteve os mesmos parceiros e patrocinadores, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Nessa Chamada, incluiu-se a categoria Jovem Universitário voltada para estudantes universitários até 28 anos de idade.

Já a Chamada de 2009 tratou do tema Agroindústria, manteve os mesmos parceiros na organização e foi patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. Nessa edição do Prêmio, a categoria Jovem Universitário passou a se chamar Estudante Universitário e a não ter limite de idade.

A Chamada de 2010 foi voltada para o tema Nanotecnologia e foi patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina e pela Fundação Nanotecnológica Argentina – FAN. Os demais parceiros do Prêmio e as características das categorias permaneceram inalterados.

A edição de 2011 foi patrocinada pela Sangari do Brasil e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI/Brasil), mantendo os demais parceiros. O tema contemplado foi Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável e as categorias se mantiveram inalteradas.

A edição de 2012 foi patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI/Brasil), mantendo os demais parceiros. O tema contemplado foi Inovação Tecnológica na Saúde e as categorias se mantiveram inalteradas.

A edição de 2013 foi patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI/Brasil), mantendo os demais parceiros. Contou com o apoio institucional do Observatório Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O tema contemplado foi “Educação para a Ciência” e as categorias se mantiveram inalteradas.

A partir da edição de 2014 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil, com o apoio institucional da Unesco, passa a ser responsável pela execução do prêmio, compreendendo as etapas de: divulgação, inscrição, pré-seleção, julgamento e cerimônia de premiação.

Acesse a página do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia