Elaboração do VIII PSRM

Em face do término da vigência do VII Plano Setorial para os Recursos do Mar, este ano, há a necessidade de iniciarmos a elaboração do VIII Plano, que deverá vigorar de 2012 a 2015.

O Plano Setorial para os Recursos do Mar possui especial importância porque define as diretrizes dos programas, planos e ações implementadas para transformar os recursos da nossa Amazônia Azul em riquezas para o País.

Cabe destacar que, nos últimos anos, a importância do mar para o desenvolvimento do Brasil ganhou uma nova dimensão junto à nossa sociedade, fruto da crescente necessidade de preservação do ambiente costeiro e marinho; da geração de dados que contribuam para a tomada de decisões relativas às mudanças climáticas e eventos extremos e da inserção do Brasil no cenário internacional.

Para o VIII PSRM, prevê-se a reformulação de metas, com linguagem mais clara e simples, além de uma visão mais sistêmica, que envolva outras áreas de interesse e que tenham relação direta com os recursos do mar, como, por exemplo, o gerenciamento costeiro, a mentalidade marítima, o monitoramento de CO2 nos oceanos. Desta forma, a realização desse trabalho deverá envolver a participação de todas as Instituições com representação na CIRM e colaboradores.

A fim de que tenhamos indicadores mais representativos que expressem a evolução das ações do VIII Plano, contaremos, ainda, com a contribuição do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como órgão de assessoria, tendo como meta, num futuro próximo, conhecermos o PIB do mar.

Após análise do VIII Plano pela Subcomissão para o PSRM, o mesmo será apresentado ao Colegiado da CIRM, para aprovação e posterior envio à Presidência da República, para assinatura do Decreto.

Tendo em vista a alta relevância o tema, concito a todos a participarem ativamente das atividades relacionadas à formulação desse novo Plano, encaminhando sugestões para o e-mail , até até 31 de MAIO.

Solicito ampla divulgação a outros interessados.

MARCOS JOSÉ CARVALHO FERREIRA
Contra-Almirante