REVIZEE

Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva – 1996 a 2006

A partir da Convenção de Direitos do Mar promovida pela Organização das Nações Unidas, os países costeiros passaram a ter o direito de explorar, com exclusividade, os recursos marinhos dentro de uma zona que conta com 200 milhas a partir da costa. Para isso, essas nações são obrigadas a realizar estudos marinhos nessa zona.

O Brasil estabeleceu o projeto REVIZEE em 1994. Para efeito de estudos, a costa brasileira foi dividida em quatro regiões, de modo a ser executado um inventário dos recursos vivos encontrados em cada uma delas, sua distribuição, abundância e dinâmica, além de avaliar os potenciais sustentáveis de exploração.bsnard2

Do REVIZEE participaram 57 laboratórios de diversas universidades do Sul e Sudeste do país, reunindo um grupo de 398 pessoas, entre pesquisadores, bolsistas e estagiários. O programa contou com recursos do Ministério do Meio Ambiente, CNPq, FEMAR (Fundação Estudos do Mar) e da Petrobrás.

No âmbito do programa, o Besnard foi utilizado para coletar uma grande quantidade de dados de batimetria, amostras de fundo oceânico e de resposta acústica do fundo. Combinadas com outras informações, essas investigações permitiram traçar a caracterização do fundo marinho na região. Foram dez cruzeiros entre 1997 e 1998 (quando foram recuperados os fundeios da FURG, no Sul da Bacia de Santos), completando 77 dias de navegação.

Compartilhe