Livros

nocoes 02

Noções de Oceanografia

Harari, Joseph

Notas de correções (09/09/2021)

O livro contempla 37 capítulos, totalizando mais de 900 páginas, distribuídos em: Histórico da Oceanografia, Oceanografia Geológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Biológica, Oceanografia na Prática e o Profissional Oceanógrafo. Portanto, o livro aborda praticamente todos os temas mais importantes da Oceanografia moderna, com a finalidade de possibilitar a apreciação de um grande número de áreas de atuação desta ciência. Os leitores encontrarão textos muito bem elaborados e ilustrados sobre o início e o

desenvolvimento da Ciência Oceanográfica, a composição do interior da Terra, o relevo oceânico, sedimentos no assoalho marinho, Geofísica marinha, a dinâmica de fluidos e a circulação marinha, ondas e marés, características físicas do Oceano Austral, a composição da água do mar, a poluição orgânica e por metais, a bioluminescência marinha, a vida no mar, seus habitantes e ecossistemas, o perfil e a atuação do oceanógrafo, dentre outros.

Download: Noções de Oceanografia

Gestão de praias: do conceito à prática

Alexander Turra (Organizador)
Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico
Briana Bombana (Organizador)
Universitat Autònoma de Barcelona
Marcus Polette (Organizador)
Universidade do Vale do Itajaí
Sinopse

Esta coletânea reúne textos que detalham alguns dos principais conceitos, perspectivas e práticas sobre gestão e governança de praias. O livro deixa clara a mensagem sobre a importância ecossistêmica da praia, considerando seus atributos econômicos, sociais, ambientais e culturais, demonstrando também que a praia depende de uma gestão complexa que envolve o marco do institucional federativo envolvido no saneamento básico, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental, gerenciamento costeiro e marinho, e ordenamento territorial em dimensões urbana e rural. Cada uma dessas interfaces é desenvolvida com dados, informações técnicas e reflexões científicas. Assim, a presente obra é uma excelente referência sobre o estado da arte do conhecimento sobre as praias. Ressalta-se que os organizadores propõem uma agenda de pesquisa, esclarecem desafios e possibilidades para o avanço do conhecimento na temática e convida os leitores, independentemente da origem científica, a uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade no uso dos recursos do mar.

Download: Gestão de Praias 

EAMAR IO USP 07

Educação Ambiental Marinha (EAMar)

Brenda Gulfier Sanchez Llonch
Agatha Todam
Bianca Barbosa de Oliveira
João Pedro Alonso Panho
Maithê Kapor de Brito
Priscila Saviolo Moreira
Camila Negrão Signori

Sinopse

A série “Educação Ambiental Marinha (EAMar)” contém quatro livros eletrônicos destinados para fins didáticos, com textos simplificados que abordam temáticas relacionadas aos princípios da cultura oceânica e do ODS14 (Vida no Mar), em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O primeiro livro “O Oceano” apresenta o oceano ao leitor, abordando sobre sua origem e evolução, sua contribuição para o surgimento da vida na Terra, o conhecimento geral que temos sobre ele, e a interseção entre o oceano e o homem. O segundo livro “Oceanografia” apresenta a ciência oceanográfica, cada uma das suas cinco grandes áreas de estudo (Oceanografia Geológica, Física, Química, Biológica e Socioambiental) e os principais conteúdos estudados em cada uma delas. O terceiro livro “Impactos Antrópicos” apresenta cinco estudos de casos sobre impactos com influência do homem. O quarto livro “Conservação Ambiental” aborda conceitos relacionados à conservação ambiental, as ações mundiais, locais e pessoais que estão sendo ou poderiam estar sendo realizadas para diminuir os impactos antrópicos no oceano, e apresenta o Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) e o seu papel na ação da conservação do meio ambiente.

Downloads: Baixar todos *.rar 

1 - O Oceano  l   2 - Oceanografia   

3 - Impactos Antrópicos   l    4 - Conservação Ambiental

io uspeople 01

IO-USPeople na fronteira da vida no oceano: A Ciência que fazemos para o oceano que queremos

Anna Thereza S. A. Silva
Camila Negrão Signori

Sinopse

O livro eletrônico IO-USPeople na fronteira da vida no oceano: A Ciência que fazemos para o oceano que queremos é uma iniciativa do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) para atender ao objetivo 14 da Agenda 2030 da ONU sobre a “Vida na Água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”. Dentre as ações a serem alcançadas, constam a necessidade de aumentar o conhecimento científico, a redução da poluição, a gestão sustentável e a ampliação de áreas de proteção marinha, o enfrentamento e a minimização dos impactos da acidificação do oceano, a regulação da pesca e a promoção das ciências marinhas. O objetivo 14 se destacou dentre os objetivos constituintes de um pacto para um mundo melhor, por sua forte interconexão e indivisibilidade dos demais objetivos, o que resultou na escolha da ONU pela Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). Há inúmeras motivações para a busca pelo conhecimento sobre o oceano, como por exemplo, por ser essencial à vida e cobrir três quartos do Planeta Terra; conectar as populações e mercados; representar nossas heranças natural e cultural; fornecer mais da metade do oxigênio que respiramos; absorver mais de um quarto do dióxido de carbono; exercer papel vital no ciclo da água e no sistema climático; ser fonte importante de biodiversidade e serviços ecossistêmicos; contribuir para o desenvolvimento sustentável, bem como para a erradicação da pobreza, segurança alimentar e nutrição, comércio e transporte marítimo, trabalho digno e fonte de renda. No IO-USP, atividades científicas, educacionais e de extensão já vem sendo desenvolvidas para atingir as sete metas propostas pela Década do Oceano (oceano limpo, saudável e resiliente, previsível, seguro, produtivo e explorado sustentavelmente, transparente, conhecido e valorizado por todos) e que contribuem indubitavelmente para o avanço do conhecimento sobre o oceano no contexto regional, nacional e internacional. Este livro tem como principal objetivo disseminar o conhecimento produzido dentro do IO-USP para informar, conscientizar, sensibilizar e engajar o público leigo sobre a Vida na Água, baseado nos avanços da Ciência Oceanográfica, auxiliando inclusive para tomadas de decisão.

Downloads: IO-USPeople na fronteira da vida no oceano  

Compartilhe