Infraestrutura para o curso de Graduação

Para o desenvolvimento das atividades práticas educacionais e dos projetos de pesquisa, o IOUSP dispõe de embarcações, bases oceanográficas e laboratórios, além de salas de aula e laboratórios didáticos e de pesquisa. Em 2010 foi inaugurado um prédio exclusivo para atividades didáticas com 08 novas  salas de aula além das quatro salas do prédio sede que são amplamente usadas nos cursos de graduação.

Embarcações

acrucis 3

O IOUSP opera uma das principais frotas de pesquisa e ensino da América Latina. As embarcações contam com modernos equipamentos e instalações, que permitem seu múltiplo emprego nas mais diversas demandas da Oceanografia, seja na área da biologia, geologia, física ou química.

O Instituto dispõe do Navio Oceanográfico “Alpha Crucis”, baseado no Porto de Santos. Esse navio foi incorporado à Universidade de São Paulo em 2012, constituindo-se o mais moderno navio de pesquisas civil do Brasil.

O Barco de Pesquisa Alpha Delphini, primeiro do gênero construído no Brasil, também foi recentemente incorporado à instituição (2013).

Além destes, o IOUSP conta com os Barcos de Pesquisa Veliger II e Albacora, baseados em Ubatuba e Cananéia (SP), além de outras embarcações menores para apoio.

 

Para saber mais sobre as embarcações do IOUSP, CLIQUE AQUI!

Bases de Pesquisa

 

O Instituto possui duas Bases de Pesquisa Oceanográficas. A Base “Dr. João de Paiva Carvalho” está localizada na cidade de Cananéia, litoral Sul do Estado. A Base “Clarimundo de Jesus” está localizada na cidade de Ubatuba, litoral Norte do Estado.

Ambas são dotadas de infraestrutura logística para o alojamento dos docentes e alunos, refeitórios, laboratórios, oficinas de apoio e meios flutuantes, como os barcos de pesquisa “Albacora” e “Véliger II” e outras embarcações menores.

basecananeia

Base de Pesquisa "Dr. João de Paiva Carvalho" - Cananéia (SP)

 

baseubatuba

Base de Pesquisa "Clarimundo de Jesus" - Ubatuba (SP)

Laboratórios

 

No prédio didático foram construídos seis laboratórios para aulas de oceanografia física, química, geológica e biológica, além de um Laboratório Didático de Informática de Modelagem de Processos Oceânicos (LAMPO).

  • LAMPO: Foi concebido para atender as necessidades inerentes de cursos de graduação relacionadas com a modelagem de processos oceânicos e afins, desde as etapas iniciais de processamento e tratamento de dados oceanográficos, via ferramentas computacionais, até a utilização/geração completa de modelos de processos observados no ambiente marinho. O LAMPO conta com 21 estações de trabalho, sendo 20 estações para uso de alunos e 01 estação para uso do docente.

Estão em fase construção dois laboratórios específicos para o curso de graduação que são:

  • GAME (Grupo de Apoio a Missão Embarcada) – um laboratório didático computacional multiusuário que atenderá diversas disciplinas para capacitação dos futuros profissionais para as novas tecnologias à disposição da pesquisa no mar. O princípio básico dessa nova tecnologia consiste na implantação de um sistema de comunicação feita através da internet, integrando completamente as atividades desenvolvidas na embarcação em operação no mar com um centro de apoio em terra. Essa conexão ocorrerá de forma contínua, interativa e colaborativa, concretizada através do laboratório didático computacional e de um centro de apoio à missão embarcada. Esse laboratório recebeu apoio financeiro da Pró Reitoria de Graduação da USP e está em fase final de construção e sua inauguração está planejada para meados de 2013.
  • CataLab – Laboratório didático flutuante para práticas de cultivo no mar e de inovação no ensino sobre o uso sustentável do ambiente marinho para a produção de algas e animais. Esse laboratório recebeu apoio financeiro da Pró Reitoria de Graduação da USP e está em fase inicial de construção.

Além disso, o IOUSP dispõe de mais de 40 laboratórios de pesquisa liderados por docentes do IOUSP que fazem pesquisa de ponta na área de Oceanografia e Ciências do Mar. Toda essa infraestrutura é amplamente utilizada em atividades curriculares e complementares pelos alunos de graduação do instituto.

Sala Pró-Aluno

 

O Pró-Aluno é um programa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, gerenciado tecnicamente pelo Centro de Computação Eletrônica, e apoio operacional das Unidades de ensino da USP. 

O Programa, que tem por objetivo, colocar à disposição dos alunos ferramentas de informática para desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas, teve início graças ao convênio com a Microsoft, que forneceu todo o software necessário para sua implantação.

A Sala Pró-Aluno é equipada com microcomputadores ligados em rede, softwares e impressoras. Todo aluno de graduação regularmente matriculado no curso do IOUSP direito a uma senha que lhe permitirá acesso aos equipamentos da Sala Pró-Aluno.

 

Biblioteca

 

A Biblioteca "Prof. Dr. Gelso Vazzoler" do IOUSP, assim denominada a partir de 1990, do então Instituto Paulista de Oceanografia, foi instalada em 1950, através da aquisição da coleção bibliográfica pertencente ao naturalista Rodolph Von Inhering. Sua missão é propiciar o acesso a informação, contribuindo para qualidade do ensino, pesquisa e extensão na área de Oceanografia e afins. Sendo reconhecida no exterior, foi indicada para acomodar a coleção de obras particulares do Dr. Alain Sournia, pesquisador francês de renome na área da Oceanografia Biológica.

Registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia, 8ª Região sob o código 0921, e no Instituto Nacional do Livro, sob nº. 6103. É membro nato do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - SIBI/USP. Integra como Biblioteca-Base, o Programa Comut, desde o início de sua operacionalização. É integrante do Programa de permuta de material bibliográfico em duplicidade - IAMSLC, a nível nacional e internacional.

Sem título

Museu Oceanográfico

Aberto ao público em Dezembro de 1988, o Museu Oceanográfico tem como objetivo difundir a ciência dos oceanos e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. No Museu, o visitante pode obter informações sobre as diversas embarcações utilizadas pelo Instituto Oceanográfico, instrumentos oceanográficos, aquários marinhos e animais preservados.

Dentre as ações, visa dar suporte às atividades de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo, abrindo o Instituto Oceanográfico ao público através da extensão de serviços à comunidade no formato de atividades educativas não formais além de oferecer um espaço para a aproximação do aluno do IOUSP com a comunidade de professores e leigos. Oferece também oportunidade para a popularização da ciência oceanográfica no formato de palestras e monitoria, bem como junto a Science on a Sphere para o desenvolvimento da comunicação científica, podendo também representar um excelente local para lidar com a manutenção de organismos vivos, junto aos aquários do Museu.

O Museu mantém sua exposição permanente com um acervo dividido em módulos que evidenciam a dinâmica e a biodiversidade dos oceanos. Desta forma, as atividades realizadas junto ao Museu Oceanográfico pelo aluno do IO constitui atividade que contribui à sua formação profissional.

museu

Ciência na Esfera

 

O sistema batizado de Science on a Sphere foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) como uma ferramenta educacional. O Instituto Oceanográfico é a primeira instituição do Hemisfério Sul a receber esse sistema, instalado em abril de 2012. A aquisição inclui as bases de dados mundiais da NOAA – mais de 700 arquivos – e uma atualização constante e automática dos dados feita a cada 15 minutos. Isso é possível porque o servidor tem uma ligação direta com a agência norte-americana.

Nessa ferramenta, dados reais provenientes de satélites oceanográficos ou meteorológicos são projetados numa tela esférica de forma animada. Processos oceânicos são visualizados de forma a complementar o conteúdo visto em salas de aula. As sessões científicas exibidas na Science on a Sphere servem de material para realização de monitoria pelos alunos de Graduação durante recebimento de vista de escolas e professores da rede de Ensino público e privado, servindo também como instrumento de complementação de aula e também à formação profissional do oceanógrafo.

sphere1

Compartilhe