Projeto Praias

A partir da investigação de aspectos ecológicos, serviços ecossistêmicos e da percepção de gestores sobre as praias e como estes ambientes vêm sendo geridos, o projeto visa desenvolver uma estratégia holística de conservação baseada em um planejamento espacial que considere os diferentes usos, impactos, indicadores ecológicos e características das praias.

 As praias representam o ecossistema costeiro mais utilizado pelo ser humano, fornecendo diversos serviços ecossistêmicos essenciais para populações humanas no mundo todo. Estes ambientes apresentam grande valor recreativo, abrigam uma biodiversidade única, atuam como local de alimentação e reprodução para diversas espécies ameaçadas de extinção e protegem a linha de costa. Entretanto, as praias vêm sofrendo diversos impactos relacionados ao turismo, urbanização, poluição e mudanças climáticas que comprometem o funcionamento do ecossistema. Agravando este cenário, as praias são os ecossistemas costeiros menos estudados, não havendo informações científicas suficientes para dar suporte à sua gestão. Portanto, é necessário focar na conservação destes ambientes, buscando conciliar a qualidade ambiental e os benefícios fornecidos para a sociedade e identificar praias prioritárias para conservação.

Neste projeto, visamos compreender a estrutura, funcionamento, serviços e qualidade ambiental de praias, usando o Litoral Norte do Estado de São Paulo como área de estudo. Essa região engloba a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte de São Paulo (APAMLN), que congrega mais de uma centena de praias que precisam ser categorizadas no zoneamento de seu Plano de Manejo. Para isso, nossos objetivos são:

 

Beaches Portugues 
  1.  Caracterizar a biodiversidade de praias;
  2. Analisar as relações tróficas;
  3. Avaliar a influência de características ambientais na estrutura e funcionamento do ecossistema;
  4. Compreender os serviços ecossistêmicos providos pelas praias;
  5. Avaliar potenciais impactos na biodiversidade relacionacionados a mudanças climáticas e poluição;
  6. Dialogar com gestores e elaborar diretrizes para a conversação de praias da APAMLN e outras regiões costeiras.

 

 Ficou curioso sobre o projeto? Entre em contato aqui: Lab. Manejo

  • Coordenação: Alexander Turra
  • Período: 2019-2021
  • Financiamento:Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo 2018/19776-2 e Fundação Grupo Boticário, Contrato 1133_20182