Graduação

  • 2100108 - Métodos  de Avaliação de Impacto Ambiental Marinho I Open or Close

    Métodos  de Avaliação de Impacto Ambiental Marinho I

     

    Docente Responsável: Alexander Turra

    Objetivos: Fornecer aos alunos alunos bases para os estudos de impacto ambiental (EIA), contribuindo para a avaliação de projeto de desenvolvimento e de sua compatibilização com um efetivo desenvolvimento sistentável.

    Programa: Definição de estudo de impacto ambiental. Legislação nacional e internacional. Metodologias de avaliação de impacto ambiental: o EIA/RIMA. Planejamento ambiental. Avaliação ambiental. Monitoramento ambiental. Emissários submarinos de afluentes sanitários municipais e industriais. Lançamento de resíduos no mar. Portos, marinas, terminais petroquímicos. Extração de petróleo. Plataforma continental. estratégias ambientais: educação ambiental, saneamento, gerenciamento de recursos marinhos, macrozoneamento e gerenciamento costeiro.

  • 2100109 - Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental Marinho II Open or Close

    Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental Marinho II

      

    Docente Responsável: Alexander Turra

    Objetivos: Capacitar os alunos para elaboração de estudos de impacto ambiental e avaliações técnicas para implantação de projetos em áreas oceânicas e costeiras.

    Programa: Identificação, previsão e avaliação da importância de impactos ambientais. Planos de gestão ambiental. Previsão e identificação de impactos ambientais no meio marinho. Avaliação dos efeitos de impactos ambientais no meio marinho. Histórico da poluição dos mares. Métodos de controle e avaliação da poluição no meio marinho. características gerais de implantação de projetos de obras civis e de exploração econômica em áreas oceânicas e costeiras. Convenções internacionais. características próprias de estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA) referentes as áreas oceânicas e costeiras.

  • IOB 0137 - Manejo Integrado de Ecossistemas Costeiros e Oceânicos Open or Close

    Manejo Integrado de Ecossistemas Costeiros e Oceânicos

      

    Docente Responsável: Alexander Turra

    Objetivos: Habilitar os alunos a formular, avaliar e implementar com espírito crítico planos de manejo que levam em conta o(s) ecossistema(s) como unidade(s) interdepente(s) em termos de uso/conservação, através de área complentares e seus conhecimentos específicos, que vão dos aspectos sócio-econômicos até a formulação de políticas ambientais.

    Programa: 

    • O Conceito de manejo costeiro e oceânico; a interação de fatores nos espaços marinhos; o tratamento abrangente desses espaços;
    • Aspectos setoriais de manejo integrado: exploração e cultivo de recursos vivos,Exploração de recursos minerais, transporte, turismo, ocupação do solo, proteção de áreas especiais, poluição e saneamento;
    • Aspectos jurídicos relacionados à gestão e planejamento das zonas costeiras e oceânicas. Bases legais e institucionais para a formulação e implementação de políticas de manejo. Jurisdições nacionais e internacionais. Estabelecimento de limites;
    • Processos de planejamento e manejo costeiro e oceânico. Experiências nacionais e internacionais;
    • Mediação e solução de conflitos de uso múltiplo de áreas costeiras e oceânicas;
    • Conservação e uso de ecossistemas e de recursos naturais; ocupação da zona costeira;
    • Principais técnicas e metodologia na solução de problemas de manejo ambiental;
    • Trabalho de Campo.

 

Pós Graduação

  • IOC 5732 - Ecologia Bêntica Experimental Open or Close

    Ecologia Bêntica Experimental

     

    Docentes Responsáveis: Paulo Yukio Gomes Sumida, Alexander Turra

    Objetivos: 1. Fornecer aos alunos as bases científicas para a idealização e execução de trabalhos experimentais em ecologia do bentos marinho; 2. Capacitação para planejamento de desenho amostral, tratamento e análise de dados; 3. Estimular a prática da transferência de conhecimento científico pela elaboração de artigos científicos

    Conteúdo: Atividades preparatórias (4 aulas de 3h): (1) Discussão sobre o escopo da ecologia bêntica e do histórico da pesquisa nessa área; (2) Introdução da abordagem experimental, em campo e laboratório; e (3) Exercício de elaboração formal de hipóteses e de delineamento amostral e/ou experimental com base no conhecimento científico prévio dos alunos e/ou em estudos de caso. Trabalho de campo (2 semanas inteiras): (1) Saídas a campo (praia, costão, mangue, estuário ou plataforma rasa) para observações diretas ou indiretas (usando, quando necessário, um Veículo Submersível de Operação Remota, ROV na sigla em inglês, e o B/Pq Véliger II, além de uma ampla gama de outros equipamentos a serem disponibilizados pelos docentes da disciplina); (2) Identificação de questões que podem ser testadas com observações/medições em campo ou com experimentação em campo ou laboratório de curta duração; (3) Levantamento bibliográfico dentro das ferramentas de busca disponibilizadas pela USP e pelo Portal CAPES; (4) Elaboração de hipóteses e de um desenho amostral ou experimental condizente com a hipótese levantada; (5) Execução do planejamento idealizado; (6) Organização dos dados obtidos; e (7) Início da preparação do manuscrito. Atividades de fechamento (4 aulas de 3h): (1) Complementação do levantamento bibliográfico; (2) Fechamento do manuscrito (análise dos dados e escrita do texto); e (3) Entrega do manuscrito para avaliação dos docentes.

  • IOC 5719 - Gestão Integrada da Orla Maritíma Open or Close

    Gestão Integrada da Orla Maritíma

     

    Docente Responsável: Alexander Turra

    Objetivos: 1. Discutir os aspectos relacionados à gestão integrada da orla marítima, identificando atores, usos e conflitos existentes nesta região; 2. Aprofundar o conhecimento sobre o Programa de Gestão da Orla Marítima – Projeto Orla; e outras políticas públicas; 3. Discutir certificação ambiental como instrumento de gestão de praias.

    Conteúdo: 1. Definições e conceitos; 2. Identificação de usos, atores e conflitos na orla; 3. Políticas públicas federais, estaduais e municipais; 4. Programas de certificação de municípios e praias; 5. Programa de gestão da orla marítima; 6. Plano de intervenção na orla.

  • IOC 5720-2 - Oficina de Projetos em Oceanografia Open or Close

    Oficina de Projetos em Oceanografia

     

    Docentes Responsáveis: Paulo Simionatto Polito, Alexander Turra

    Objetivos: 1. Possibilitar a elaboração, apresentação e discussão dos projetos de pós-graduação dos alunos matriculados e o intercâmbio de experiências entre eles; 2. Estimular o desenvolvimento de visão crítica dos alunos frente ao formato e aos conteúdos esperados para um projeto de pesquisa; 3. Discutir os procedimentos e os princípios que norteiam a elaboração e a avaliação de um projeto de pesquisa; 4. Criar situações de aprendizagem que promovam o processo de construção de competências para avaliação da adequação metodológica das propostas de projetos.

    Conteúdo: 1. Definições e conceitos (marco filosófico e conceitual); 2. Construção coletiva do entendimento e discussão das características esperadas de um projeto de pesquisa; 3. Elaboração/adequação dos projetos de pós-graduação a este entendimento; 4. Construção coletiva do entendimento da visão e dos critérios utilizados pelos órgãos de fomento na avaliação de projetos de pesquisa; 5. Apresentação da visão e dos critérios utilizados pelos órgãos de fomento tradicionais (FAPESP e CNPq) na avaliação de projetos de pesquisa; 6. Análise do papel de consultores ad hoc (pareceristas) no processo de análise por pares de projetos de pesquisa; 6. Submissão dos projetos a um processo simulado de solicitação de recursos a uma fonte de fomento; 7. Análise entre pares dos projetos elaborados com os critérios definidos coletivamente (cada projeto será avaliado por dois alunos); 8. Revisão dos projetos com base nas sugestões dos pares; 9. Apresentação e argüição dos projetos de pós-graduação (seção de seminários); 10. Simulação de um processo decisório de agência de fomento com recursos limitados.

  • IOC 5722 - Tópicos em Gerenciamento Costeiro Open or Close

    Tópicos em Gerenciamento Costeiro

     

    Docente Responsável: Alexander Turra

    Objetivos: Discutir temas atuais relacionados ao gerenciamento costeiro com a possibilidade de colaboração de especialistas; Criar situações de aprendizagem que promovam o processo de construção de competências para atuação na área do gerenciamento costeiro.

    Conteúdo: Gerenciamento costeiro: ontem, hoje e amanhã; Métodos e técnicas em gerenciamento costeiro; Formação e gerenciamento de equipes e resolução de conflitos; A ciência e o gerenciamento costeiro; Ciências sociais e políticas públicas; Economia e meio ambiente; Ecologia humana; Conservação marinha.