O Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha dedica-se à conexão entre diferentes áreas da oceanografia e entre o oceano e a sociedade buscando estabelecer uma ligação entre ciência e políticas públicas com foco no uso sustentável dos recursos e serviços ecossistêmicos costeiros e marinhos. Considera abordagens complementares de governança, gerenciamento integrado, conservação, ecologia, avaliação de impactos ambientais e poluição marinha. Preza pelo desenvolvimento de abordagens metodológicas inovadoras, visando fornecer suporte à elaboração de políticas públicas que aprimorem a gestão e o monitoramento do oceano e zonas costeiras. Atualmente prioriza estudos sobre gestão de praias em sistemas complexos, considerando o contexto de mudanças climáticas, o desenvolvimento de estratégias de planejamento espacial marinho e o combate ao lixo no mar.

 

Três principais ramos interdisciplinares podem ser destacados:

  • Conservação e Impacto Ambiental Marinho: Realização de estudos relacionados aos diversos impactos ambientais que afetam recursos e ecossistemas costeiros e oceânicos visando a conservação, monitoramento e manejo desses. 
  • Manejo Integrado de Recursos e Ecossistemas Costeiros e Oceânicos: Integrar as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural na compreensão dos processos que atuam nas regiões costeira e oceânica sob a perspectiva da participação social e do desenvolvimento sustentável.
  • Ecologia Marinha: Compreender como comunidades e populações marinhas estão estruturadas e quais fatores atuam na sua organização. Investigar como pressões antrópicas impactam a biodiversidade marinha e a dinâmica de populações e comunidades.