O Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha dedica-se à conexão entre diferentes áreas da oceanografia e entre os oceanos e a sociedade buscando estabelecer uma ligação entre ciência e políticas públicas com foco no uso sustentável dos recursos e serviços ecossistêmicos costeiros e marinhos.

Disciplinas Manejo

Ecologia Bêntica Experimental

 

Docentes Responsáveis: Paulo Yukio Gomes Sumida, Alexander Turra

Objetivos: 1. Fornecer aos alunos as bases científicas para a idealização e execução de trabalhos experimentais em ecologia do bentos marinho; 2. Capacitação para planejamento de desenho amostral, tratamento e análise de dados; 3. Estimular a prática da transferência de conhecimento científico pela elaboração de artigos científicos

Conteúdo: Atividades preparatórias (4 aulas de 3h): (1) Discussão sobre o escopo da ecologia bêntica e do histórico da pesquisa nessa área; (2) Introdução da abordagem experimental, em campo e laboratório; e (3) Exercício de elaboração formal de hipóteses e de delineamento amostral e/ou experimental com base no conhecimento científico prévio dos alunos e/ou em estudos de caso. Trabalho de campo (2 semanas inteiras): (1) Saídas a campo (praia, costão, mangue, estuário ou plataforma rasa) para observações diretas ou indiretas (usando, quando necessário, um Veículo Submersível de Operação Remota, ROV na sigla em inglês, e o B/Pq Véliger II, além de uma ampla gama de outros equipamentos a serem disponibilizados pelos docentes da disciplina); (2) Identificação de questões que podem ser testadas com observações/medições em campo ou com experimentação em campo ou laboratório de curta duração; (3) Levantamento bibliográfico dentro das ferramentas de busca disponibilizadas pela USP e pelo Portal CAPES; (4) Elaboração de hipóteses e de um desenho amostral ou experimental condizente com a hipótese levantada; (5) Execução do planejamento idealizado; (6) Organização dos dados obtidos; e (7) Início da preparação do manuscrito. Atividades de fechamento (4 aulas de 3h): (1) Complementação do levantamento bibliográfico; (2) Fechamento do manuscrito (análise dos dados e escrita do texto); e (3) Entrega do manuscrito para avaliação dos docentes.