Oficina de Projetos em Oceanografia

Docentes Responsáveis: Paulo Simionatto Polito, Alexander Turra

Objetivos: 1. Possibilitar a elaboração, apresentação e discussão dos projetos de pós-graduação dos alunos matriculados e o intercâmbio de experiências entre eles; 2. Estimular o desenvolvimento de visão crítica dos alunos frente ao formato e aos conteúdos esperados para um projeto de pesquisa; 3. Discutir os procedimentos e os princípios que norteiam a elaboração e a avaliação de um projeto de pesquisa; 4. Criar situações de aprendizagem que promovam o processo de construção de competências para avaliação da adequação metodológica das propostas de projetos.

Conteúdo: 1. Definições e conceitos (marco filosófico e conceitual); 2. Construção coletiva do entendimento e discussão das características esperadas de um projeto de pesquisa; 3. Elaboração/adequação dos projetos de pós-graduação a este entendimento; 4. Construção coletiva do entendimento da visão e dos critérios utilizados pelos órgãos de fomento na avaliação de projetos de pesquisa; 5. Apresentação da visão e dos critérios utilizados pelos órgãos de fomento tradicionais (FAPESP e CNPq) na avaliação de projetos de pesquisa; 6. Análise do papel de consultores ad hoc (pareceristas) no processo de análise por pares de projetos de pesquisa; 6. Submissão dos projetos a um processo simulado de solicitação de recursos a uma fonte de fomento; 7. Análise entre pares dos projetos elaborados com os critérios definidos coletivamente (cada projeto será avaliado por dois alunos); 8. Revisão dos projetos com base nas sugestões dos pares; 9. Apresentação e argüição dos projetos de pós-graduação (seção de seminários); 10. Simulação de um processo decisório de agência de fomento com recursos limitados.