O Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha dedica-se à conexão entre diferentes áreas da oceanografia e entre o oceano e a sociedade buscando estabelecer uma ligação entre ciência e políticas públicas com foco no uso sustentável dos recursos e serviços ecossistêmicos costeiros e marinhos.

Métodos  de Avaliação de Impacto Ambiental Marinho I

Docente Responsável: Alexander Turra

Objetivos: Fornecer aos alunos alunos bases para os estudos de impacto ambiental (EIA), contribuindo para a avaliação de projeto de desenvolvimento e de sua compatibilização com um efetivo desenvolvimento sistentável.

Programa: Definição de estudo de impacto ambiental. Legislação nacional e internacional. Metodologias de avaliação de impacto ambiental: o EIA/RIMA. Planejamento ambiental. Avaliação ambiental. Monitoramento ambiental. Emissários submarinos de afluentes sanitários municipais e industriais. Lançamento de resíduos no mar. Portos, marinas, terminais petroquímicos. Extração de petróleo. Plataforma continental. estratégias ambientais: educação ambiental, saneamento, gerenciamento de recursos marinhos, macrozoneamento e gerenciamento costeiro.