[Logotipo OC2]

Laboratório de Oceanografia Física, Clima e Criosfera

Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Projetos

Mudancas climáticas no Atlântico Sul no século 21

NAP - Núcleo de Apoio a Pesquisa em Mudanças Climáticas da Universidade de São Paulo

Os modelos globais de circulação (GCMs) utilizados para estudos de mudanças climáticas estão aquém das necessidades da sociedade em vista da ausência de regionalização específica, mas estão avançando rapidamente. Espera-se que, para o quinto relatório do IPCC (AR5), haja considerável avanço, tanto em termos de resolução espacial quanto em complexidade física para resolver explicitamente fenômenos que hoje são parametrizados. Independentemente do cenário de emissões de gases do efeito estufa, o meio ambiente e a sociedade já vêm sofrendo as consequências das mudanças do clima e a sociedade precisa avaliar os impactos destas consequências sobre suas atividades e negócios.

Impact of the Southwestern Atlantic Ocean on south american cllmate for the 20th and 21st centuries

Projeto Temático - FAPESP

A better understanding of coupled atmosphere-ocean interactions has long been recognized as having the most potential to improve prediction climate and weather. The role of these interactions in the Southwestern Atlantic Ocean (SAO), however, is not well understood. The SAO is the birthplace of cyclones, cold fronts passage and blocking activity. Further study is required to understand how the SAO impacts the climate over South America and particularly over Brazil considering that the ocean/atmosphere variability has the potential to have climate and (by extension) societal impacts which indicates the need for adaptation and mitigation.

POLARCANION - Circulação oceânica e interações criosfera-oceano no entorno da Península Antártica: uma investigação das ligações entre processos costeiros e o oceano profundo

De acordo com o 4º relatório do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, 2007), dois dos grandes desafios que o planeta enfrenta atualmente são as mudanças do clima e o consequente aumento do nível do mar. Neste contexto, as regiões polares são identificadas como os locais mais sensíveis a estas mudanças e, ao mesmo tempo, contém no seu meio físico processos chave influenciando e dirigindo as mudanças que afetam diretamente o Brasil, América do Sul e o planeta como um todo. Pesquisas recentes, da NASA e do British Antarctic Survey (BAS), já apontam para uma aceleração da diminuição da espessura do manto de gelo Antartico através da perda de massa para os oceanos adjacentes pelas geleiras e plataformas de gelo. Apesar desta importância reconhecida, os processos de interação criosfera-oceano contidos nas regiões polares ainda são pouco conhecidos, principalmente, em função da falta de observações e séries temporais consistentes. Esta proposta tem como objetivo principal contribuir para o melhor entendimento dos processos oceânicos e costeiros associados à diminuição e derretimento do manto de gelo da Península Antártica. Particularmente, a proposta estará focada no impacto que este derretimento está tendo no oceano adjacente e nos processos que levam este sinal para a circulação oceânica global e, desta maneira, ao clima. Esta é uma iniciativa do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) e está sustentada pelas observações e experiências decorrentes da atuação do Grupo na região nos últimos 10 anos.

Mudanças associadas a Água Intermediária Antártica no Oceano Atlântico Sul a partir de investigação numérica

O clima global é fortemente influenciado pela Água Intermediária Antártica que também será um importante foco desta pesquisa. Para realizar este estudo serão usados os resultados do modelo numérico acoplado do Nacional Center for Atmospheric Research/Community System Model - NCAR CCSM.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera

Implementar programa nacional de pesquisa da criosfera (a massa de neve e gelo da Terra). O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera integrará sete laboratórios associados dedicados ao estudos da variabilidade de diferentes componentes da massa de gelo planetária (gelo marinho antártico, geleiras e o manto de gelo antártico, geleiras andinas, permafrost) e sua resposta às mudanças climáticas. O programa inclui a montagem de um laboratório nacional para análise e interpretação de testemunhos de sondagem de gelo e do centro nacional de monitoramento da criosfera (principalmente para avaliar o impacto do derretimento de parte da criosfera para o nível médio dos mares).

Laboratório de Oceanografia Física, Clima e Criosfera (OC²)