CCEMSP recebe visita da Diretora do IO-USP

Professora Dra. Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva, Diretora do IO-USP

Em 18 de julho de 2019, o Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP) recebeu a visita da Professora Doutora Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva, Diretora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. O Instituto Oceanográfico é uma instituição pública dedicada ao estudo das Ciências do Mar. Visa ministrar e realizar pesquisas em caráter de excelência, bem como promover atividades culturais em benefício da sociedade. É seu objetivo ser uma instituição de referência e na transmissão do conhecimento sobre os oceanos e, também, contribuir para respostas aos problemas de ordem local e global, relacionados ao clima e exploração sustentada dos ecossistemas marinhos. A visita da Dra. Elizabete neste Centro aproximou as relações de interesse da Marinha e da USP possibilitando articulações e alinhamentos institucionais dessas expectativas. A recepção foi realizada pelo Diretor, Capitão de Mar e Guerra (EN) Rogério Prado Lima de Souza, que evidenciou a importância do CCEMSP apresentando as instalações e a equipe de trabalho. Em parceria com a Marinha do Brasil a Diretora Elisabete, procura entendimentos dos danos do efeito estufa no mar como uma ajuda para antecipar soluções a esta questão. Essas análises também servem para compreender as mudanças climáticas que atingem, principalmente, as populações que vivem em áreas costeiras, onde está grande parte do território da Baixada Santista. No dia 14 de julho 2019, 19 pesquisadores embarcaram no Navio Alpha Crucis, no Porto de Santos, para estudar estes impactos. A pesquisadora destaca a importância do oceano no controle da poluição e o resume como um grande radiador para a distribuição de calor da terra.